terça-feira, 17 de novembro de 2015

Leituras: autores nacionais

Seguinte: tenho uma pilha enorme de livros nacionais lidos desde o começo do ano e, cada vez que olho a pilha, não sei por qual deles vou começar a falar. Então, simplificando... Vou começar por aquele que acenar para mim!

1. O Novo Mundo de Muriel - Liliane Prata, editora Planeta Jovem, 326 páginas. Ganhei este livro do Danilo Barbosa, numa visita a Ribeirão Preto. É fantasia, uma fantasia bem diferente, em especial por não ser uma fantasia "heroica". Muriel é uma garota completamente normal que, uma noite, levanta-se para ir ao banheiro. Cochila e, quando sai do banheiro, está em uma floresta, não em sua casa! Ela foi parar em um mundo desconhecido, do qual não sabe absolutamente nada. Não consegue nem mesmo se comunicar, porque não entende o idioma dos nativos. É uma sociedade por um lado simples, sem grandes necessidades materiais. Por outro, complexa, pois tem normas determinadas para cada situação. Não é um livro empolgante, mas sim interessante. Relata a adaptação de Muriel a novos costumes e a uma nova maneira de pensar. Surgem novos amigos, novos interesses... Quanto ao final, bem, autores são uma raça cruel. Tenho dito.

2. Limiar - Entre o céu e o inferno - Elaine Velasco, editora Dracaena, 278 páginas. Este veio da Bienal do Rio de Janeiro de 2013 e está autografado pela autora! O livro foi muito bem recomendado e então me arrisquei, embora não seja a maior fã de histórias de anjos. A leitura foi interessante e Elaine tem uma escrita leve e fluida. Apesar dos inevitáveis clichês quando há anjo+demônio+garota humana-que-é-a-chave-para-alguma-coisa-cósmica, a autora sobre desenvolver muito bem a história e tornar seus personagens críveis. Gostei bastante das partes em que a protagonista, Ester, começa a duvidar da própria sanidade. Faz sentido. Todo sentido! Além disto, é visível que Elaine pesquisou muito para escrever o livro. Acho sensacional esta coerência e fidelidade a antigas lendas e histórias. Se você gosta de histórias de anjos, sem dúvida eu recomendo!

3. Abismo - Elaine Velasco, editora Literata, 203 páginas. Também veio autografado da Bienal do Rio de 2013. Li Limiar e, em seguida, Abismo, o segundo livro da trilogia. O terceiro livro ainda não havia sido lançado na época. Em Abismo, a protagonista, Ester, amadureceu bastante, e o possível triângulo amoroso persiste apesar da ausência de Samuel/Samael. As bruxas, dragões e íncubos que entram na história são uma surpresa, assim como a consorte de Lúcifer (sim, tem muita gente nova agitando no livro!). Como eu disse sobre Limiar: se você gosta de histórias de anjos, não pode perder!

4. As Aparências Enganam - Janaina Rico e Liana Cupini, Editora Qualis, 141 páginas. Este veio da Bienal do Rio de 2015 e está autografado apenas pela Jana, pois o livro e eu não encontramos a Liana, rsrs. Escrita a quatro mãos, o livro fala de uma deliciosa história de amizade, amor e mudança. As protagonistas, Luíza e Isabel, se revezam para contar a história em primeira pessoa. Amigas de muito tempo, uma é o oposto da outra tanto em aparência quanto em objetivos de vida. Mas, como o título diz... As aparências enganam! A transformação de Luíza e Isabel é bem apresentada e convincente e, embora o final seja previsível, não se consegue largar o livro antes do final da última página! Parabéns, Jana e Liana, pelo excelente trabalho conjunto! Adorei. E recomendo!

5. O Guardião da última Fada - Marcelo Siqueira, editora Novo Século, 240 páginas. Veio da Bienal do Rio 2015 também. Enzo é um garoto de 14 anos que se vê, inesperadamente, transportado para um mundo mágico que muito lembra Alice no País das Maravilhas. Existe apenas uma última fada, e Enzo é seu guardião. Logo, no entanto, o garoto descobre que a fada representa muito mais do que... ser uma fada! Repleta de criaturas incríveis (meu preferido é o cavalo de duas cabeças, cada uma mais simpática do que a outra!), O Guardião da última Fada é uma bela fábula moderna.

Um comentário:

  1. Adorei os comentários sobre os meus livros Eleonor, obrigada!
    Eu li um livro da Liliane Prata que adorei, chamado "As três viúvas", vou anotar mais essa dica, já que gostei tanto da autora!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, foi lido com carinho! Volte sempre!