segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Maravilhas do espaço: oceano em lua de Saturno pode abrigar atividade hidrotermal

Acha que um assunto com o título como o acima é desinteressante? Só se você nunca leu 2010 - Uma odisseia no espaço II, um clássico de Arthur Clarke. 2001 - Uma odisseia no espaço é seu livro mais famoso, mas acreditem: 2010 dá de dez, de cem, de mil nele! Apesar da tecnicidade da narrativa, tudo muito sério e científico, a ficção é espetacular, com um final de tirar o fôlego (e é difícil tirar meu fôlego). Uma curiosidade: sabem que o enredo de 2010 foi proposto a Arthur Clarke por um brasileiro? Pois foi. Ele leu 2001, imaginou uma continuação espetacular, mas, não podendo e não querendo se apropriar do famoso 2001, apresentou o enredo a Arthur Clarke. O resultado, em minha opinião, foi o melhor dos livros de A. Clarke.

Mas, voltando ao caso do oceano: no livro 2010, uma nave chinesa desce em Europa, uma das luas de Júpiter. A proposta do livro é uma capa de gelo que "protege" um oceano de água em estado líquido abaixo. Sei lá se, na época em que o livro foi escrito, isto já estava comprovado.

Agora, encontrei este post sobre a lua Encélado, de Saturno. E - vejam só! - a sonda Cassini forneceu aos cientistas da NASA a primeira evidência de que esta lua mostra sinais de atividade hidrotermal semelhante à que acontece nas profundezas dos oceanos da Terra.

Traduzindo: Encélado possui um oceano subterrâneo e, no fundo deste oceano, existem fontes de calor provenientes do coração da lua, que formam chaminés que aquecem a água. Isso (teoricamente) possibilitaria a existência de ambientes adequados a organismos vivos. Aqui na Terra, os cientistas ficaram muito surpresos ao constatar que existem organismos vivendo em profundidades absurdas, mantidos apenas pelo calor que vem do centro do planeta.
Atividade hidrotermal acontece quando a água do mar se infiltra e reage com uma crosta rochosa, surgindo uma solução aquecida saturada de minérios.

Ou seja, os cientistas descobriram em uma das luas de Saturno algo bem parecido com o que Clarke imaginou para Europa, a lua de Júpiter. Se, no livro, tinha vida na lua de Júpiter? Bom, sugiro que leiam o livro. Não vão se arrepender!

O post sobre Encélado contém informações bastante detalhadas sobre os achados da sonda Cassini, e pode ser acessado em
http://cienciaetecnologias.com/oceano-lua-saturno-atividade-hidrotermal/


Um comentário:

  1. Muito interessante!!! Otima ideia,vamos ler o livro!abracos

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, foi lido com carinho! Volte sempre!