segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Maravilhas (assustadoras) do espaço: um asteroide vai passar bem pertinho!

Imagem tipo AAAHHHH, VAI BATER NA GENTE!
Não vai não. Brincadeirinha!
Ele é a linha vermelha.
Vai passar bem longe!
Parte não tão assustadora da novidade: o asteroide vai passar a uma distância maior do que a órbita da Lua e não representa qualquer risco. Do nosso ponto de vista, longe o suficiente. Do ponto de vista astronômico, incrivelmente perto!

É ele. Nome: TB145
Parte assustadora da novidade: a NASA e seu projeto NEO (Neo-Earth Objects), encarregada de rastrear corpos celestes que se aproximem demais de nós, só descobriu o asteroide dia 10 de outubro, e ele chega no dia 30! O NEO se foca em objetos com mais de 140 metros de diâmetro. O asteroide-surpresa tem entre 280 e 620 metros de diâmetro (bem maior do que as especificações da NASA), mas escapou do rastreamento por estar vindo muito rápido (35 quilômetros por segundo), e por estar fora do plano da elíptica, ou seja, o plano do Sistema Solar onde se movem a maioria dos planetas e asteroides.

Imagine a linha azul "de pé" em relação às brancas.
As brancas são o plano da elíptica.
A azul é o asteroide intrometido.
(Plano da elíptica: imagine uma folha de papel cortando o Sol no seu equador e se estendendo espaço afora. Todas as órbitas de planetas, asteroides e cometas bem comportados correm sobre este papel [tá, exceto Plutão. Esquece Plutão.]. 

O asteroide espertinho veio de uma inclinação de 40 graus, ou seja, está aparecendo de onde não deveria haver coisa alguma.)

Ele sabe fazer uma boa entrada!


Parte curiosa da novidade: o asteroide-surpresa vai alcançar seu ponto de maior aproximação bem na véspera do Halloween, entre os dias 30 e 31 de outubro, quer dizer, no próximo findi.




O astrônomo Leandro Guedes, da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, informa que o asteroide poderá ser visto com pequenos telescópios, mas a melhor visualização acontecerá no hemisfério Norte.
Se você entende isso e sabe onde procurar,
boa sorte e depois me conte!

Imagens da pesquisa Goggle. Principais links de pesquisa:
http://www.equilibrioemvida.com/2015/10/nasa-anuncia-que-um-asteroide-inesperado-passara-perto-da-terra-na-noite-de-halloween-a-surpresa-preocupou/
http://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/20151023/2530245/Asteroide-vai-assustar-a-Terra-no-Dia-das-Bruxas.html
http://blogs.ne10.uol.com.br/mundobit/2015/10/20/asteroide-de-grandes-proporcoes-vai-passar-perto-da-terra-as-vesperas-do-halloween/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário, foi lido com carinho! Volte sempre!