sexta-feira, 3 de julho de 2015

Praia verde

Na semana passada, a estrela do post foi Pink Sand Beach, nas Bahamas (link). Hoje, troquei de cor. Vamos para a praia mais verde do planeta!
Papakolea.
Cortesia da Mãe Natureza, é verde sem Photoshop
Esta é a praia de Papakolea, no Havaí, também conhecida como Green Sand Beach ou Mahana Beach. Existem mais uma praia de areia verde na Noruega e outra nas Ilhas Galápagos.
Areia verde-oliva de verdade.
Não é fácil chegar a Papakoela. Primeiro, é preciso uma autorização do Departamento de Terras Natais Havaianas; depois, precisa alugar um 4x4 + motorista (porque não-nativos não podem dirigir 4x4) para vencer os dois quilômetros de estrada acidentada e empoeirada. E, finalmente, há a descida da encosta que leva à praia, que é feita a pé. Eu fiquei pensando muito mais na subida. Acho que estou ficando velha. Ou sábia.
A descida.
Olha o tamanho disso!
Ainda pensando que, pra baixo, todo santo ajuda...
Achou a cor da areia incrível? É, ela é mesmo. É causada por uma pedra esverdeada chamada olivina, proveniente do vulcão Pu'u Mahana, que fica próximo à praia. Importante: o vulcão está inativo há séculos, ok?
 Os cristais de olivina se formaram em abundância quando a lava vulcânica esfriou.
Verdíssima!
Com o passar do tempo, foram levados em fragmentos para dentro do oceano, sendo polidos pelo tempo e pelas ondas. E, como as ondas estão sempre erodindo o velho vulcão, a areia da praia se mantém sempre verde.
Areia de cristais de olivina
E quer saber a coisa mais incrível ainda? A olivina é uma pedra semipreciosa, chamada de "Diamante Havaiano". Ou seja, não é só uma praia verde. É uma praia feita de pedacinhos de pedras semipreciosas! Abaixo, um zoom na areia e mais algumas fotos. Tudo é tão lindo que fico com pena de deixar fotos fora do post.


Água tão verde que a areia nem parece tão verde.

Achei essa foto belíssima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário, foi lido com carinho! Volte sempre!