sábado, 25 de abril de 2015

Pó de Estrelas...

foto da Nasa





Minha frustrada parte astronauta invadiu o post.







Que inveja tremenda do Neil Gaiman, que usou o título Stardust - Poeira de Estrelas!

Não sei exatamente quem foi que disse que somos feitos de poeira de estrelas.

foto da NASA

E não sei se vocês sabem que isso é LITERAL. O elemento mais simples do Universo é o hélio - um próton, um elétron, acabou. Nada mais. Esses átomos simples de hélio se tornam elementos mais complexos no coração das estrelas. Quanto mais velha a estrela, mais pesados são os átomos que ela cria. Nós somos feitos basicamente de carbono, oxigênio, nitrogênio. Nosso sangue contém ferro. Cada um dos átomos de nosso sangue já foi parte de uma estrela. Cada pedacinho de nós foi forjado no coração de uma estrela que explodiu e lançou sua poeira pelo espaço. Você é, sim, feito de poeira de estrelas. Cada um dos átomos que compõem o seu corpo foi criado dentro de uma dessas mágicas fornalhas cósmicas.

foto da NASA

Somos pedaços de estrelas.

foto da NASA
Somos filhos de estrelas.

Anteontem, o telescópio Hubble completou 25 anos. E comemorou com um vídeo maravilhoso, onde mostra o nascimento de cerca de 3.000 estrelas.

Emocione-se com seus irmãos do espaço... O vídeo deste post é muito lindo, mas não consegui encontrar isolado no Youtube. Então, o link do post todo está aqui.




Para encerrar, mesmo para os que não são trekkies... Essa é a abertura da primeira Enterprise. De acordo com a série, esta foi a primeira nave a partir da Terra para alcançar outros mundos. A parte mais espetacular do trailer é que ele inicia em outras Enterprises, desde jangadas até ônibus espaciais, que realmente existiram. Termina na ficção... Mas daí a gente não tem mais tanta certeza se é mesmo ficção. Fica legendado, para vocês aproveitarem 100%.



Alcançar as estrelas?
Eu gostaria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário, foi lido com carinho! Volte sempre!