segunda-feira, 16 de março de 2015

Maravilhas do Mar: animais unicelulares gigantes

Ameba gigante da Fossa das Marianas.
O "bichinho" tem 10 cm!  O.o

Quando se fala de animais unicelulares, logo nos vêm à mente microscópios, lâminas e similares.

Câmera utilizada



Agora, os cientistas da Instituição Scripps de Oceanografia, em San Diego, descobriram amebas gigantescas na Fossa das Marianas (costa das Filipinas), que é o ponto mais profundo dos oceanos. Usaram para isso câmeras de alta definição, projetadas especialmente para suportar as gigantescas pressões da Fossa das Marianas.
A Fossa das Marianas
fica perto da costa do Japão e Rússia.

Confesso que não lembrava mais aonde ficava.

Esses super amebas, denominados xenofióforos, são notáveis pelo tamanho (apesar de unicelulares, podem medir alcançar 10 cm), pela sua extrema abundância e por servirem de anfitriões para uma variedade de organismos (um animal vivendo numa ameba. Incrível!).

Quatro amebas posando pra foto.

Estudos recentes indicam que esses organismos podem absorver altas taxas de chumbo, urânio e mercúrio, e são provavelmente muito resistentes a altas doses de metais pesados. Além do mais, vivem em um ambiente muito escuro, com baixas temperaturas e altas pressões. 

Pra dar uma ideia da profundidade...

Traduzindo, essas fantásticas amebas gigantes sobrevivem nas condições mais adversas conhecidas e resistem a substâncias que são venenos para praticamente todos os outros seres vivos! São quase uns ETs. Ou, talvez, animais que até os ETs olhariam com respeito.



Fontes: Portal Terra, Science & Tech, Discovery

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário, foi lido com carinho! Volte sempre!