quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Maravilhas da natureza: esperteza dos cogumelos!


Todo mundo sabe que as plantas dispersam suas sementes e esporos de muitas maneiras. As mais comuns são a gravidade (sementes que caem, é óbvio!), a projeção forte (as sementes que são arremessadas longe por suas cápsulas), o vento (você já assoprou um dente-de-leão, com certeza), a água (e também, na praia, já foi verificar alguma bolota muito esquisita e descobriu que era uma semente) e os animais, que comem as frutas e espalham as sementes bem longe da planta original.

Até agora, todos acreditavam que cogumelos soltavam seus esporos e contavam com a sorte e o vento para espalhá-los.

Cogumelos ostra
Agora, no entanto, os cientistas descobriram que alguns cogumelos conseguem criar seus próprios "micro-ventos"! Nos Estados Unidos, foram usadas técnicas de filmagem em alta velocidade e modelagem matemática para mostrar que os cogumelos Pleurotus ostretatus (cogumelo ostra) e Lentinula edodes (shiitake) liberam vapor d'água que esfria o ar ao seu redor, criando correntes de convecção. Estas correntes geram ventos em miniatura que levantam os esporos dos cogumelos no ar. Isso faz com que os esporos se dispersem numa área muito ampla, mesmo sem qualquer vento verdadeiro para ajudar.
Cogumelos ostra

"Nossa pesquisa mostra que ...[os cogumelos]... são muito mais complexos... eles controlam seus ambientes locais e criam ventos onde não havia nenhum feito pela própria natureza," disse o professor Emilie Dressaire, do Trinity College em Hartford, Connecticut. "Isso parece incrível, mas os fungos são engenheiros geniais."
Shiitake

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário, foi lido com carinho! Volte sempre!