terça-feira, 4 de novembro de 2014

Maravilhas do Mar: sifonóforos


Os sifonóforos pertencem ao Cnidaria, o grupo de animais que inclui os corais e medusas. Existem cerca de 175 espécies descritas e a maioria vive em águas profundas ou em mar aberto, longe da costa. 
São extremamente delicados, e se partem em vários pedaços quando apanhados por redes, por exemplo. Neste caso, se tornam um monte de pedaços sem sentido, em especial porque o "bicho", como um todo, já faz muito pouco sentido... 


Enfim, sifonóforos são animais coloniais, isto é, compostos por muitos zoóides fisiologicamente integrados. Eles não se juntam para formar uma colônia; surgem por brotamento a partir do primeiro zoóide, que se desenvolve a partir de um óvulo fertilizado. Ou seja, são uma turma de irmãos trabalhando juntos.

Os outros dois tipos de sifonóforos são as medusas (águas-vivas), as anêmonas (onde morava o Nemo) e os corais (todo mundo conhece corais).


Os sifonóforos diferem do restante dos seus primos pelo alto grau de especialização de seus zoóides. Por exemplo, os que impulsionam a colônia não podem comer; os pólipos de alimentação não podem nadar. Todos dependem uns dos outros para sobreviver, como um organismo. Sua estrutura segue um padrão altamente preciso, para colocar cada zoóide no lugar em que ele precisa estar, para que a colônia/organismo sobreviva.

Alguns sifonóforos estão entre os animais mais longos do mundo; amostras de 40 metros (!!!) foram encontrados. A maioria não é tão grande, mas costumam ser longos e finos, feitos de algo semelhante a gelatina. Muitos são bioluminescentes, e brilham em verde ou azul quando perturbados. Todos os sifonóforos são predadores, e usam seus tentáculos para capturar crustáceos e pequenos peixes.

arrus orthocanna, um siphonophore mar profundo.
O sistema digestivo e circulatório combinado é vermelho;
 todas as outras peças são transparentes.



Jura que esse bicho daqui é parente do bicho ali acima?!
Pior que é!






Todo este texto foi baseado no excelente 
site http://www.siphonophores.org/ , onde vocês podem encontrar muitas informações mais sobre esses estranhos habitantes do mar!

Nos vídeos, me entusiasmei. São criaturas que aparecem de tantas e diferentes formas que não consegui escolher um só! Então, vai aí abaixo uma seleção dos que achei mais legais!

Vídeo 1: pelo que consegui pesquisar, todos essas criaturas aparentemente tão diferentes são sifonóforos!




Vídeo 2: é um vídeo mais curtinho de um único exemplar, mas mostra ângulos incríveis e tem legendas em inglês fáceis de entender.




Vídeo 3: a qualidade do vídeo nem é tão boa, mas o bicho se mexe de um jeito incrível!




Vídeo 4: sensacional! Mal dá pra acreditar que tudo isso é a mesma criatura!




Espero que tenham gostado. Foi uma pesquisa que me mostrou mais maravilhas do que eu estava esperando!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário, foi lido com carinho! Volte sempre!