quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Maravilhas do Mar: medusa gigante de Nomura

Parece um mega cogumelo aquático


A medusa de Nomura (Nemopilema nomurai) é realmente um gigante das águas: pode chegar a 2 metros de diâmetro e 220kg de peso. Mesmo para um animal que é composto por 95% de água, é muito tamanho!

Acho que esta é a foto mais tradicional.
Estava em todos os locais onde pesquisei.


Essas fenomenais medusas vivem entre Japão e China, no Mar Amarelo e no leste do Mar da China. Apesar de seu tamanho, o veneno desses animais não causa danos a seres humanos, permitindo fotos incríveis como estas. 

Em termos econômicos, no entanto, estão causando danos proporcionais ao seu tamanho. Isso acontece porque estão proliferando de forma cada vez mais rápida, atrapalhando principalmente a pesca, que é uma atividade econômica importante para o Japão.

É muito bicho...

Ainda não se sabe as causas desta proliferação, mas provavelmente se trata de um somatório de motivos. Um deles seria o aquecimento global, incluindo as águas. As medusas se desenvolvem melhor em águas mais quentes. Outro motivo seria a redução de seus predadores naturais, desde os peixes pequenos que devoram as larvas de medusa até as tartarugas, que se alimentam das medusas adultas. Além disso, a poluição recheou a água de nutrientes para as medusas, e os novos portos da costa chinesa parecem servir de "berçários" para suas larvas.

Resumindo, é o homem mexendo no meio ambiente e sofrendo as consequências.

Encerro com dois vídeos. O primeiro não tem legendas, mas nem precisa. As medusas são impressionantes por si sós. O segundo é só uma medusa nadando - um filhote, a julgar pelo tamanho - mas a qualidade é excelente.







Fontes:
Revista eletrônica Animals
Mundo Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário, foi lido com carinho! Volte sempre!