sexta-feira, 10 de outubro de 2014

FLIC - Feira Literária de Congonhas - MG


Foi com enorme satisfação que participei da 1a. Feira de Literatura de Congonhas - MG. A FLIC foi organizada pela Prefeitura de Congonhas e pela Biblioteca Pública Municipal Djalma Andrade, com visível capricho e cuidado! Coloquei apenas duas fotos aqui; se quiser ver o álbum completo, está neste link.

Nosso dia de conversar com o pessoal de Congonhas (escritoras Janaina Rico, Valentine Cirano e Eleonor Hertzog) foi na terça-feira, dia 7 de outubro. O tema do bate-papo foi Literatura Nacional e suas dificuldades. E nossa plateia foi excelente, para uma noite de meio de semana! Diante de nós, ouvindo, perguntando e participando, entre muitos outros, estava uma pessoa que me chamou atenção: uma veterana professora de Português, cujo nome infelizmente não recordo. Eu respeito professoras de Português. Profundamente! Em especial quando, durante a conversa, percebe-se o quanto ela influenciou e estimulou seus alunos. Como soubemos? Ora, na plateia, estavam também veteranas alunas desta professora!


É muito estimulante ver a quantidade de feiras e semanas literárias que surgem em todo o país. Mostra um interesse crescente na literatura e autores nacionais. Abre novas perspectivas para todos: leitores, autores, editoras, livrarias e todos mais que fazem parte do encadeamento ideia-que-surge-no-escritor até o produto final, que não é o livro, e sim a leitura do livro, a ideia-que-chega-ao-leitor!

Afinal...

Um livro fechado é só um bloco de papel!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário, foi lido com carinho! Volte sempre!