quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Maravilhas do mar: é um lençol? É um cobertor? É uma mantinha??

Mais uma vez, a Natureza atropela impiedosamente a escritora.

Como eu já disse outras vezes, nós, escritores de fantasia, criamos coisas que nos parecem completamente absurdas, puro fruto de nossa fértil imaginação. Não estou falando de vampiros, dragões, centauros, toda essa fauna que chega a ser quase comum nos livros. Estou falando de quando a gente quer imaginar uma coisa bem apavorante, um bicho assustador, e não quer se estender em detalhes tipo bocarra com quatro fileiras de dentes afiados como navalhas, do tamanho de um rinoceronte, escamas verdes e azuis, chifres, garras, o conjunto todo.

Uma parte de Uma geração. Todas as decisões. se passa no Império Atlante. É consequência da minha fascinação por mar e o motivo destes posts sobre Maravilhas do Mar.

Pois bem, eu PENSEI que tinha inventado um bicho-bandido. Não pretendo que meu bicho-bandido ainda não batizado seja inédito. É uma ideia tão simples que, certamente, já foi usada por aí. Eu não copiei o bicho, nem pesquisei, nem tinha ouvido falar. Simplesmente criei: uma criatura fina como um tecido que se movimenta ondulando. É preta e sorrateira; se enrola nos atlantes para roubar seu calor, sua força e sua vida.

Eu achei sinistro.

E nem por um momento pensei que seria obrigada a encarar a versão verdadeira do meu animal inventado! 

Mas eis o vivente aí na foto abaixo, feita por uma câmera da Petrobras em uma plataforma petrolífera no Golfo do México. Estavam checando o equipamento a 2.500 metros quando se depararam com a coisa em um tranquilo passeio.

Biólogos identificaram o lençol vivo como uma água-viva rara e enigmática, chamada de Deepstaria enigmatica (enigma das profundezas, eu creio). Ela é branca, mas tudo bem. Talvez seja a prima albina da que eu pensei que tinha inventado... Querem ver o bichinho se mexendo? Abaixo, o vídeo feito pela Petrobras! 

Querem saber? Continuo achando sinistro...


Fonte: http://climatologiageografica.com/o-que-e-essa-criatura-encontrada-no-golfo-do-mexico/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário, foi lido com carinho! Volte sempre!