quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Cisne - segundo round da diagramação

A primeira revisão de diagramação foi para a Aline Benitez e voltou, agora para o segundo round. A batalha da vez é contra as desagradáveis linhas viúvas, resultado de parágrafos cortados no final ou começo das páginas. Teoricamente, bem fácil de resolver, né? Só aumentar ou diminuir uma linha! Pois é. Só que, na prática, não é tão fácil assim! Tem páginas que se recusam a ser mexidas e é uma ginástica conseguir uma linha a mais. Daí, aquela linha viúva fica acertada, mas cria mais meia dúzia nas páginas seguintes. Resultado: aumentar uma linha em uma página obriga a reduzir uma linha na página seguinte. Isso, é claro, quando o danado do parágrafo cortado não tem TRÊS criminosas linhas, feito esse aí abaixo! 

Se puxar o parágrafo uma linha para cima, de novo sobra uma linha na página seguinte. Então, ou tem que diminuir duas da página de cima e compensar depois, ou precisa aumentar uma linha (e empurrar tudo para a página seguinte) e compensar depois também.

O trabalho está progredindo, mas juro que não pensei que ia ser tão mão de obra assim! E olhem que a Aline é quase mágica nessa coisa de diagramação!

(Pode parecer bobagem, mas não é, não. Esses cuidados é que deixam os livros bonitos e agradáveis de serem lidos!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário, foi lido com carinho! Volte sempre!