quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Icebergs verdes!

Esse tem chifres


A maior parte dos icebergs são brancos ou azuis. Existem, no entanto, mais alguns participantes desse seleto grupo de gigantes do mar: os raros icebergs verdes.

Até o mar é verde...


São raros o suficiente para, depois de muitas décadas, continuar suscitando discussões entre os especialistas, que não chegam a nenhuma conclusão sobre o motivo de serem verdes assim.

Totalmente verdão!








Uma das teorias mais aceitas é que são resultado de condições especiais na hora em que congelam, de modo que sua estrutura é "limpa", sem impurezas ou bolhas de ar. De qualquer forma, são fantásticos!

Atravessado pelo Sol. Espetacular!
Iceberg-sorvete: um dos meus preferidos.
Só pode ser um iceberg-menina, e passou horas e horas no salão até ficar assim!
Iceberg branco com linha verde:
o iceberg branco rachou, a água entrou e congelou, formando a faixa verde

Outro raro integrante dessa turma são os icebergs vermelhos. Quanto a estes, os cientistas concordam: no momento do congelamento, integraram em sua estrutura partículas de ferro, e é isso que proporciona sua cor tão especial.
Pra mim, parece um branco que precisa de uma escovada

"No Império Atlante, há mil anos os Palácios dos Reinos Independentes se ocultavam atrás de fabulosas camuflagens mentais, admiráveis obras-primas elaboradas com grande habilidade e poder. Pantir e Taixir, os Palácios emersos das regiões polares, tinham a aparência de imponentes e inacessíveis geleiras."

Sei perfeitamente que geleira é uma coisa e iceberg, outra: entretanto, nunca consegui olhar um iceberg sem lembrar dos Palácios polares do Império. Um deles se camuflou sob gelo azul. O outro, sob gelo esverdeado.  \o/  \o/  \o/  Sou fã de icebergs verdes!

Fontes (sobre icebergs, não sobre Império Atlante): blogs/sites Climatologia Geográfica, Terra, Mar Sem Fim

Um comentário:

  1. Amei os icebergues, não sabia dessas variações, rsrsrssrsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, foi lido com carinho! Volte sempre!