quarta-feira, 28 de maio de 2014

Leituras da vez

Essas são leituras recentes, não fazem parte da pilha já lida e por comentar. 

Quem me acompanha no blog, sabe que, quando fui para o evento do Trilhando Páginas no Rio de Janeiro, dia 17 de maio, fiquei encalhada duas horas no aeroporto de Porto Alegre, já dentro do avião, por causa da neblina. Mas, como sou uma gaúcha precavida que conhece as idiossincrasias climáticas regionais, levei na bagagem de mão uma boa leitura brasileira:

1. As Duas Faces do Destino, de Landulfo Almeida - Editora Novo Século, 486 páginas. 
Bem, bem... O que dizer? É aquele tipo de história que começa falsamente descompromissada e cresce aos poucos, se tornando mais e mais complexa. Vai desde bolsa de valores - sim, aquela de verdade, sobre a qual pessoas como eu não entendem lhufas, e precisam ler devagarinho para se situar - ok, bolsa de valores até ficção científica da melhor qualidade. Bruno, o protagonista, é o protótipo do cara que tem tudo que se pode desejar, menos felicidade e um objetivo. Mas nunca, jamais, Bruno imaginaria um objetivo do tamanho daquele que surge após conhecer Adriana! A vida dele, além de ganhar um ambicioso objetivo, vira de cabeça para baixo em todos os sentidos possíveis, e o leitor acompanha cada passo dessas mudanças. Percebe-se que o autor pesquisou exaustivamente sobre todos os temas que o livro aborda, de forma a tornar o texto verossímil e coerente. Os personagens são muito bem trabalhados, dos protagonistas ao convincente vilão. Passei o livro todo avaliando se ele era MESMO o vilão, e não vou entregar se estava certa ou errada. Mas, acreditem, o final do livro é uma surpresa!
Resumindo, nem percebi as tais duas horas em que o avião ficou parado, esperando haver teto para decolar. Não larguei o livro durante toda a viagem de ida, o táxi até o hotel foi de nariz enfiado no livro, e então fiz uma pausa, porque era hora de evento e de fofoquear com as amigas! Mas, na viagem de volta, foi livro na sala de espera, no voo... Terminei um pouco antes de chegar a Porto Alegre!

Segunda-feira, chegou minha encomenda, essa de uma autora internacional:
2. Alma?, de Gail Carriger - Editora Valentina, 305 páginas. Estava muito curiosa sobre esse livro, e ele não me decepcionou! Pensa que já leu tudo sobre vampiros? Se não conhece Lorde Akeldama, não, você não leu. Lobisomens? Conhece Lorde Maccon e o professor Lyall? Não? Que pena. São personagens que deixam a gente muito a fim de conhecer lobisomens! Pensa que conhece protagonistas femininas inteligentes e corajosas? Duvido que sejam mais decididas do que Alexia Tarabotti, 27 anos, uma solteirona para os critérios da Inglaterra vitoriana - porque é nessa época que a história acontece, em uma sociedade que convive com os sobrenaturais de forma quase normal. A srta. Tarabotti também é especial: ela é uma preternatural, uma rara criatura que nasceu sem alma. Por isso, ela é capaz de neutralizar os sobrenaturais nos quais toca. A cena de abertura do livro é hilária, com um vampiro principiante tentando morder a ofendida srta. Tarabotti (afinal, o vampiro pretendeu mordê-la sem se apresentar, vejam que falta de cortesia!) e perdendo as presas cada vez que a toca... A sombrinha da dama tem suas utilidades e serve até para enfrentar vampiros! Gente, acreditem: é um daqueles livros raros, do tipo de que deixou meus olhos de escritora luzindo e me deixou pensando "ah, como eu gostaria de ter escrito esse livro aqui, porque ele é fantástico!". O livro termina sua história, mas é o primeiro de uma série. O que eu fiz? Me atirei direto no segundo, doida pra saber como aquilo continuava!



3. Metamorfose?, Gail Garriger, e-book porque eu não ia esperar a chegada de um livro físico. E, bom, desse não dá pra falar sem largar spoilers a torto e a direito do primeiro livro! Então, vão lá ler os dois de uma vez pra eu ter com quem conversar, puxa!!!


2 comentários:

  1. Obrigado pela resenha Eleonor! Que bom que gostou. Aqueceu meu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu livro é que divertiu minhas tardes, Landulfo. Obrigada!

      Excluir

Agradecemos seu comentário, foi lido com carinho! Volte sempre!