quinta-feira, 1 de maio de 2014

Leia até o final. Ou leia só o final, se quiser!

Já escrevi e apaguei este post umas dez vezes, pelo menos.

Era para ser sobre o Mochila Literária de Curitiba, que aconteceu no dia 27, domingo. A tarde estava nublada e com cara de chuva, 99% de Curitiba estava fechada e, apesar de eu não conhecer a cidade, me pareceu que nosso evento não foi na área mais central da cidade.

Mesmo assim, os valentes autores, leitores e blogueiros estavam lá, falando sobre literatura, rindo, conversando, trocando ideias. Não foi um evento grandioso; foi, isso sim, um evento muito legal, com público muito participativo e bem humorado.




E agora vamos ao motivo do post ter sido escrito, reescrito e re-reescrito: o local. 


Nosso evento foi na Manticore Game Store, onde fomos recebidos com toda a atenção e carinho. O Caco, responsável pela Manticore com quem mais conversei, se mostrou um entusiasta tanto dos seus games quanto de literatura nacional. Lá na game store há uma linda prateleira com diversos títulos de ficção e fantasia, muitos dos quais nacionais. A ideia do Caco é ampliar a estante para que seus clientes e amigos, fãs de games, se interessem também pela nossa literatura.

Você mora em Curitiba e quer comprar Cisne, Linhagens, Almakia I e II, Devoy I e II, Rosa Imortal e outros livros de autores que participaram do evento? 

Não vá às livrarias. Elas não têm tempo para autores nacionais, não têm datas para seus eventos e, em sua maioria, tampouco têm nossos livros em suas prateleiras.

Vá lá na Manticore Game Store, onde nossos livros têm seu lugarzinho bonito e de destaque. Vá lá, porque lá, pelo jeito, tem gente que aprecia literatura brasileira de verdade.

Em Curitiba, o único - único, vejam bem, em uma capital daquele tamanho - local disponível para o evento foi a Manticore. Em Floripa, o Mochila Literária foi cancelado por falta de local, apesar de todo o esforço da Lígia Colares.

E isso se repete, se repete, se repete.

A cada evento, é uma verdadeira odisseia conseguir local. Livrarias nos ignoram, locais de evento estão ocupados / fechados / indisponíveis, e a turma da organização quase solta foguetes quando consegue acertar o local um evento depois de ter tentando marcar em mil e um lugares!

Sabem o que eu gostaria, de verdade?! Que nosso grupo, aquele que foi lá na Manticore, se torne forte, famoso, top de linha! E que então a gente volte lá na Manticore, naquele pessoal legal que acreditou e abriu espaço para a Literatura Nacional, num evento daqueles de literalmente fechar a rua! Um dia. Um dia!!!

MANTICORE, obrigada! No que me diz respeito,
NÓS VOLTAREMOS!


3 comentários:

  1. é uma pena que isso aconteça, infelizmente as livrarias, em sua maioria, só se preocupam em vender os best-sellers e não investem na própria literatura brasileira...
    =/
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, infelizmente é o que acontece. Mas já descobri que os autores brasileiros, além de excelentes e unidos, são muito perseverantes! Aos poucos, tenho certeza de que conseguiremos abrir nosso espaço.
      Beijos!

      Excluir
  2. Eleonor, nós da equipe Manticore que ficamos agradecidos pela presença de vocês, nossa loja e nosso apoio estará sempre aberto para vocês e tudo que esteja ligado ao nosso hobby ou que gostamos.

    Em Novembro vamos ter o World RPG Fest, mais um evento para mostrar e crescer ainda mais a literatura nacional em nosso país.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, foi lido com carinho! Volte sempre!