quarta-feira, 21 de maio de 2014

Futebol? Copa do Mundo?

Por que sento na frente da TV para ver o noticiário e sou bombardeada por propagandas, em sua maioria institucionais, que mostram um Brasil entusiasmadíssimo com a Copa? Olha, não é isso que vejo nas ruas, não! Não vejo uma bandeira, uma camiseta verde-amarela, nada.

Aliás, a maioria das propagandas ufanistas são da Petrobras (assim mesmo, sem acento, atropelando a gramática), mostrando como ela é uma empresa fabulosamente lucrativa! Será que tem alguma coisa a ver com as CPIs que estão pipocando para investigá-la? "Petrobras cresceu X vezes em X anos"! Alguém por aí tem o gráfico do "Combustível subiu X vezes nos mesmos X anos"? Aposto que o combustível valorizou MUITO MAIS do que a Petrobras.

Outro lote de propagandas tenta me convencer que a Copa é uma maravilha para o país, porque, graças a ela, teremos melhores hotéis, aeroportos, ruas, saúde e sei lá mais o quê. Tem alguma lei que proíba a melhoria de aeroportos fora da Copa do Mundo? Que proíba o alargamento de ruas e a construção de viadutos? Pra que esse país louco precisa de uma Copa do Mundo pra melhorias na mobilidade urbana?! Não devia ser NORMAL? Assim: precisa alargar essa rua, alarga e fim? Mas não. Teremos todas as melhorias graças à Copa, ta-daáááá!

Moro em Porto Alegre, uma das cidades-sede. Ruas e avenidas que contavam com duas pistas tiveram uma interditada para as "melhorias". O dinheiro acabou no meio, as obras foram abandonadas e, onde antes havia duas pistas, agora há só uma. A outra é um buracão que se alastrou até a calçada. Ou seja, estamos piores do que estávamos antes disso tudo começar. Obras finalizadas? Talvez, no entorno do Beira-Rio. Mas ainda não temos certeza.

Aeroporto: meu voo para o evento no RJ deveria ter saído às sete e meia da manhã do sábado. Mas a cerração, nome de nossa neblina gaúcha, fechou o aeroporto DURANTE DUAS HORAS. A Copa é em menos de um mês. Cadê o tal GPS de avião (cujo nome técnico sempre esqueço, desculpem) para decolar e pousar sem visibilidade? Devia estar operando faz meses. Chegando ao RJ, pousei no Galeão. Meia hora para as malas darem as caras na esteira, tapumes por todo o lado, escadas interditadas... E todo mundo avisando que não vai ter mais obra até depois da Copa, não senhor. 

Estou com a terrível sensação de que isso não vai ser uma Copa do Mundo, mas sim um tremendo Mico para o Mundo...


2 comentários:

  1. É Eleonor, infelizmente tenho que concordar com você, sou totalmente contra essa copa, pois quem realmente precisa, está ainda mais abandonado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. É, humilhação para os brasileiros. O básico HUMILHEIXON

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, foi lido com carinho! Volte sempre!