sábado, 19 de abril de 2014

Planeta na constelação de Cisne O_O

"Descoberto planeta potencialmente habitável". Quem me passou a notícia em primeira mão foi Lhaisa Andria, não pela questão astronômica envolvida, mas porque este planeta foi descoberto na constelação de... CISNESei lá. De repente, até as estrelas estão conspirando a favor, rsrs!

Imagem gerada pela NASA do novo planeta

Vocês já devem ter ouvido falar, ou visto por aí. Esse novo planeta está por toda a internet e noticiários.

E sério, gente, como descoberta, esta é incrível! Apesar de a Terra parecer muito grande aos nossos olhos, em escala astronômica nosso planeta não passa de uma poeirinha (tá, tudo bem, é a NOSSA poeirinha, mas é poeirinha do mesmo jeito!). E daí um planeta tão poeirinha quanto o nosso é descoberto a 500 anos-luz do nosso! Fantástico!

O que tem esse planeta de tão diferente? Bem, ele tem o tamanho aproximado da Terra, e sua órbita em torno de sua estrela está na zona de habitabilidade, o que significa que o planeta não é quente nem frio demais. É um planeta rochoso com condições de temperatura e gravidade em que água no estado líquido é possível, e água é essencial para o tipo de vida que conhecemos.

Com o planeta, não me espantei nem um pouco. Num Universo deste tamanho, é claro que devem existir muitos planetas semelhantes à Terra. O problema sempre foi encontrá-los, porque suas estrelas os ofuscam. O que me espantou de verdade foi saber que nossa tecnologia já tem esse alcance!

Diagrama comparativo do nosso Sistema Solar
com o Sistema Kepler-186

Para os fãs de novidades astronômicas, aqui vão dois links. Link n. 1 é o que a Lhaisa me mandou, com um erro de tamanho astronômico (literalmente) logo na primeira frase. Kepler-186, a estrela em torno da qual o planeta orbita, não fica a 500 milhões de anos-luz da Terra. Fica a 500 anos-luz, o que já é uma distância gigantesca (um ano-luz é a distância percorrida pela luz em um ano, qualquer coisa como sei lá quantos trilhões de quilômetros). As outras informações estão ok. Link n. 2, um excelente (excelente MESMO!) post sobre a descoberta, colocando alguns sensacionalismos na devida proporção. Também tem algumas discussões de bom tamanho nos comentários, para quem gosta... Este post remete ao artigo oficial da NASA (link). Temos também o vídeo feito pela NASA sobre a descoberta e, apesar de ser em inglês, até meu inglês capenga conseguiu entender quase tudo.

Encerrando...
Que tal dormir num quarto como esse?!
Eu adoraria!

4 comentários:

1. Fiquei muito feliz de ver a descoberta desse novo planeta. Amo astronomia e é por isso que gosto tanto de Cisne! Quem sabe um dia não acham Tarilian por aí, rs.
    Beijos!

ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria bem legal, mas meio improvável, rsrs!
      Beijos!

Excluir
  2. Estava na sala assistindo ao telejornal com minha família quando vimos essa notícia; na hora não me aguentei e falei: é Tarilian! rsrsrs

ResponderExcluir
    Respostas
    1. \o/
      E a família toda achou que você estava maluquinha, rsrs!
      Beijos!!!!

Excluir

Agradecemos seu comentário, foi lido com carinho! Volte sempre!