quarta-feira, 19 de junho de 2013

Maravilhas do mar: quando eu penso que já vi de tudo, me aparece um polvo de véu!



Procurando alguma coisa bem exótica para hoje, me deparei com a foto desse bicho que, no primeiro momento, nem identifiquei  como polvo. Precisei ler o texto para entender o bicho.

Mas, enfim, o polvo-véu é uma das criaturas com o maior dismorfismo sexual do mundo: a fêmea pode chegar a 2 metros de comprimento, os machos são minúsculos e alcançam, no máximo, alguns centímetros de comprimento. Elas são 40.000 vezes maiores do que eles! Igualdade sexual, ali, nem pensar...

Seu nome vem da estranha aparência de seus tentáculos (das fêmeas, bem entendido, porque os machos são minúsculos), que são unidos em uma "capa". Esses animais raramente são vistos, já que passam a vida inteira à deriva nos oceanos abertos de regiões quentes do mundo todo. É um animal com um comportamento defensivo incomum: ele arranca os tentáculos de águas-vivas (é imune à sua picada dolorosa) e, quando se encontra com potenciais predadores, usa dos tentáculos da água-viva para se defender.

Os machos têm um terceiro braço especialmente modificado que armazena esperma. Durante o acasalamento, este tentáculo se destaca e se arrasta para o manto da fêmea para fertilizar seus ovos. O macho morre pouco depois do acasalamento. As fêmeas transportam cerca de 100.000 pequenos ovos unidos por uma secreção calcárea em forma de salsicha, que fica na base de seus braços, até a eclosão. Esse carinha aqui abaixo é o macho.
Quando um macho encontra uma fêmea, ele usa todos os meios na tentativa de acasalar, porque é improvável que vá encontrar outra. Por seu tamanho, o macho dessa espécie não tinha sequer sido visto na Natureza até 2003, quando foi fotografado pela primeira vez. 

Esse vídeo está lindíssimo! Vale a pena ver!
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_TVPYf9Rlhw#!

Fontes:
http://www.anda.jor.br/22/05/2013/polvo-veu-o-raro-animal-cuja-femea-e-40-mil-vezes-maior-que-o-macho
http://hypescience.com/polvo-veu-a-bizarra-criatura-cuja-femea-e-40-000-maior-que-o-macho/
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=664059133620937&set=a.495143527179166.134399.494718970554955&type=1&theater

2 comentários:

  1. Nossa não sabia que existiam povos tão lindos como esses. Adorei saber mais sobre eles. Beijos.

    Vou dar uma olhada no vídeo também.

    ResponderExcluir
  2. Que maneiro!! O método de ataque dele é bem inusitado pelo visto, mas bem legal!! O macho em comparação a fêmea coitado! hahaha

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, foi lido com carinho! Volte sempre!