domingo, 30 de junho de 2013

Linhagens - Apêndice





Alexandra Roblo: integrante da unidade 1-5-0. Olhos negros, cabelos escuros e bem curtos, 16 anos. Não faz amigos com facilidade, prefere viver isolada. Pais astrônomos, falecidos há 14 anos.
Ali Arthur Ramuz: integrante da unidade 1-5-0. Cabelos e olhos negros, estatura 1,94m, 17 anos. Entrou na unidade com atraso, por determinação de Paul, para vigiar Peggy.
Anna Beatrice Tanlai: integrante da unidade 1-5-0. Estatura mediana, simpática, cabelos e olhos castanhos, 15 anos. Filha de Fabrin Tanlai, coordenador de Gemini, a maior base orbital terrestre. Anton Mester: integrante da unidade 1-5-0. Estatura 1,95m, com força física maior ainda do que o esperado para sua estatura avantajada, olhos e cabelos castanhos, 16 anos. Está sob a tutela do doutor Felip Daril há 6 meses. É alienígena, nativo de um planeta externo ao Sistema Solar. No momento, passando por um período de adaptação extremamente difícil. Sua chegada à família Daril foi intermediada por Paul, Regente do Império Atlante.
Ariel: a maior base espacial na rota Terra-Tarilian, próxima ao Sol. Há 3 anos, foi parcialmente destruída em um acidente que causou centenas de vítimas. O motivo do acidente (ainda não esclarecido) é causa de frequentes desentendimentos entre terráqueos e tarilianos.
Astronautas: grupo de 10 tenentes recém-formados da Academia de Espaço que, em uma época de naves gigantescas, criaram naves pequenas e velozes para um ou dois tripulantes, usando-as para desbravar os pontos mais distantes do Sistema Solar. Sua primeira nave, a Pioneira, pilotada pelo então tenente Robert Janson, fez a viagem de ida e volta a Tarilian na metade do tempo das naves convencionais. Suas novas naves estenderam a exploração do espaço até os limites do Sistema Solar. O termo “astronauta” passou a designar somente este tipo especial de homens de espaço, capazes de tolerar as longas viagens e de solucionar qualquer problema técnico surgido durante elas.
Este grupo foi resultado de um dos mais atípicos toques de reunir já registrados. Houve a reunião de mentais terráqueos, Senhores das Casas tarilianas e uma quantidade inesperada e expressiva de herdeiros de Linhagem de mundos exteriores, que estavam em visita à Terra durante o período de ativação do toque. O grupo continua unido e trabalhando em tecnologia de vanguarda, mantendo a vantagem terráquea no espaço e, com isso, retardando um possível conflito armado com Tarilian. Ao saberem que a geração seguinte seria uma geração em evolução, os Senhores dos mundos externos permaneceram na Terra, a fim de qualificar seus herdeiros. Estes filhos, mentais de exceção como seus pais, são a nova geração de astronautas. Nenhum deles sabe de sua origem extraterrestre. Grupo composto pelos majores Robert Janson, Miqi Shin, Reinol Kelei, Ron Senaran, Dranon Col, Augusto Euvoner, Gregor Narvone, Regort Leminari, Scot Molenera, Marco Lil e respectivas famílias.
Augusto Euvoner, astronauta: terráqueo, assumiu compromisso com Meriel, Senhora do mundo de ‘Shasxon. Filha Diana, 15 anos, astronauta.
Aventura: primeira nave tripulada a chegar a Tarilian, 7 anos após sua descoberta. Duração da viagem: 1 ano. A nave foi projetada e supervisionada pelo doutor Leonard Janson, e construída na Base Lunar I (atual Luna, capital pressurizada da Lua). A maior parte de sua equipe era composta por cientistas de Champ-Bleux. Chefe da equipe científica: doutor Jamion Dornor.
Bobby Melbourne (Roberth): 8 anos, louro, olhos verdes, o caçula da família. Louco por sorvete de chocolate e um bocado aprontão também. Aprendeu com os irmãos mais velhos.
Campo energético dispersor: campos de energia invisível que não perturbam a visão, mas impedem a ação de qualquer aparelhagem de visualização à distância.
Carl Janson: psicólogo, fundador da Escola Avançada de Champ-Bleux. Assassinado há dez anos em um atentado juntamente com a filha, doutora Liana Janson, e o genro, doutor Lino Janson.
Casas (no Império, Palácios): estruturas cristalinas de grandes dimensões que possuem força mental própria, funcionando em simbiose com sua Linhagem. São capazes de comunicação mental e agem de acordo com critérios próprios para executar suas funções, sendo que sua atribuição mais básica é proteger e preservar sua Linhagem. Cada Casa responde exclusivamente à sua Linhagem ou, em caso de a Casa ser subordinada à outra, responde de forma parcial à Linhagem da Casa dominante. O ponto focal de seu poder são os Tronos.
Cisne: veleiro solar de grande porte, lar e local de trabalho da família Melbourne. Um dos maiores biolaboratórios (biolabs) de pesquisa oceânica da Terra. Suas velas são coletores solares, abastecendo motores, laboratórios e demais setores do barco.
Conselho Supremo da União Terrestre: órgão governamental máximo da Terra.
Controle Científico Terrestre: subordinado ao Conselho Supremo, administra assuntos ligados à Ciência.
Doutor Orel: biólogo terráqueo encarregado do barco Aurora Boreal. Perdeu esposa e filha no acidente com a base Ariel e, a partir de então, tem aversão a tudo que se relacione a Tarilian. Dois tarilianos foram designados para cumprir estágio a bordo de seu barco, sendo maltratados pelo cientista e sua tripulação. Isto originou um grave impasse diplomático que quase rompeu o programa de Intercâmbio Interplanetário.
Dranon Col, astronauta: Senhor do mundo de Arlora, assumiu compromisso com Adana, terráquea. Filho Ronald (Ronron), 16 anos, astronauta;
Escola Avançada de Champ-Bleux: instituição para formação de cientistas criada há 50 anos pelo doutor Carl Janson. Duração do curso: 10 anos. Exames de ingresso semestrais, abertos a jovens de 13 anos completos a 18 anos incompletos. Critérios de seleção vedados sob sigilo absoluto. Sistema de internato, com saídas nos finais de semana. As classes de estudo, denominadas “unidades”, são decididas por critérios de compatibilidade provenientes dos psicotestes de ingresso. A Escola Avançada está situada nas proximidades da cidade de Champ-Bleux, França. É constituída por pavilhões de moradia, estudo e lazer; possui aeroporto e central de força próprios. Champ-Bleux foi a instituição pioneira no modelo de ensino denominado “Escola Avançada”, permanecendo desde sua fundação como a primeira em qualidade no ranking mundial.
Forças de Defesa: instituição militar e paramilitar encarregada da defesa da Terra. Divide-se em Comandos de Terra, Ar, Mar, Espaço e Segurança.
Françoise Lefreve: integrante da unidade 1-5-0. Morena, olhos esverdeados, 15 anos. Filha do doutor Jacques Lefreve, físico.
Geração em evolução: raro evento mental no qual ocorre um salto evolutivo nas características mentais de uma geração, gerando filhos com habilidades superiores ao normal de sua raça ou Linhagem. Acontece exclusivamente na Terra.
Gregor Narvone, astronauta: terráqueo, assumiu compromisso com Niris, Senhora do Mundo de Eb-Turion. Filho Fabien (Ferrugem), 17 anos, astronauta.
Harmon Breterech: integrante da unidade 1-5-0. Órfão, adotado pela doutora Mada Breterech, renomada física formada por Champ-Bleux. Cabelos e olhos negros, alto, ombros largos, não sorri, 17 anos.
Henry Melbourne: biólogo formado pela Escola Avançada de Champ-Bleux, vive com a família no Cisne. Ele e a esposa Doris são mentais e fazem parte do toque de reunir que congregou os astronautas, dos quais são amigos. Auxiliaram decisivamente na construção da Pioneira. São os Mentores da Aliança Kreganiana, a maior potência espacial conhecida.
Império Atlante: civilização anfíbia que se estende pelos mares da Terra. Seu contato com os habitantes da superfície é impedido pelo bloqueio oceânico. A autoridade máxima é exercida pelo Palácio Imperial de Relana, que tem sob suas ordens as Mansões e os Reinos Independentes. A Mansão mais influente é Moolna. Os Palácios e correspondentes Linhagens dos Reinos Independentes são Sarad, Senira, Pantir, Taixir, Cerna, Durina, Laior e Tornor. Desde o assassinato dos Imperadores, o Império é comandado por Paul, Regente nomeado pelo Imperador antes de sua morte.
Intercâmbio Cultural-Científico Interplanetário: intermedia a troca de tecnologia entre Terra e Tarilian através de estágios de cientistas recém-formados.
Jean Rieve: 17 anos, ruivo (Fogo ou Fogueirinha), repórter do Paris Diário, do qual foi demitido por não concordar em “falar mal de cientistas”.  Atualmente no Cisne, acompanhando a viagem da família Melbourne como único representante da Imprensa terráquea.
Joseph Garder (Joe): integrante da unidade 1-5-0. Cabelos castanhos, olhos verdes, 16 anos. Sua mãe, Karen Guterrai (falecida), foi a segunda pessoa a entrar para a Escola Avançada de Champ-Bleux com 13 anos.
Katelin Graie: integrante da unidade 1-5-0. Cabelos louros com reflexos vermelhos até a cintura, olhos verde-azulados, 16 anos, linda, elegante e carismática. Pais economistas, falecidos.
Leonard Janson: o mais conceituado cientista da Terra. Formado pela Escola Avançada de Champ-Bleux e seu atual diretor. Filho de Carl Janson, fundador de Champ-Bleux. Foi um dos engenheiros responsáveis pela construção da Aventura, primeira nave tripulada a alcançar Tarilian. Foi também o líder da equipe que permaneceu 3 anos em Tarilian, estabelecendo as bases da diplomacia interplanetária. No Império Atlante, os Janson assumem o nome de Linhagem de Moolna. Esta vinculação de identidades é mantida em cuidadoso segredo, sendo conhecida por raras pessoas de fora da família.
Linhagens: dinastias de governantes; via de regra, possuem habilidades mentais superiores à média de sua raça. O título dos integrantes de Linhagem varia conforme o local. Em Tarilian, tomam o nome de Senhores; no Império, Reis ou Lordes; em Kreganian, Mentores.
Lis Melbourne (Lisandra): integrante da unidade 1-5-0. 13 anos, loura, olhos verdes, tipo mignon, chamada de tampinha pelos irmãos (detesta). É uma verdadeira fúria na hora de discutir, fazendo recuar irmãos bem maiores do que ela.
Mar do Diabo: área de perturbações climáticas que afasta intrusos do Palácio de Sarad.
Mar Negro: área de perturbações climáticas que afasta intrusos do Palácio de Senira.
Marco Lil, astronauta: terráqueo, assumiu compromisso com Anah, Senhora do mundo de Zantorian. Dois filhos: Andres, 17 anos, e Adriana (Lita), 16 anos, ambos astronautas.
Mentais: pessoas com habilidades especiais; quando pertencentes a Linhagens, costumam ter de maneira mais intensa as habilidades mentais de sua raça.
Merine: Linhagem que governou Tarilian desde tempos imemoriais. Merine se retirou da administração de Tarilian 10 anos antes do primeiro contato com a Terra. O longo período histórico em que Tarilian foi governado por Merine toma o nome de Tarilian de Merine. Nessa época, o planeta era dividido em seis setores administrativos, cada um governado por uma Linhagem subordinada à Casa de Merine: Casa de Marton, do norte; Casa de Nirice, as florestas; Casa de Carilar, a grande península; Casa de Lintel, as ilhas; Casa de Cantanor, os desertos; Casa de Slara, as terras do meio.
Michele Daril: integrante da unidade 1-5-0. Alta, magra, cabelos lisos e escuros, olhos violáceos, 15 anos. Filha do doutor Felip Daril, presidente da Academia de Espaço.
Miqi Shin, astronauta: terráqueo, assumiu compromisso com a tariliana Shela, Senhora da Casa de Slara. Dois filhos: Aron, 18 anos, permanece na Casa de Slara; Lanever (Vivi), 16 anos, astronauta.
Moolna: Linhagem da mais influente Mansão do Império Atlante. Seu Patriarca, Leonard Janson, é o atual diretor da Escola Avançada de Champ-Bleux.
Pam Melbourne (Pamela): integrante da unidade 1-5-0. 14 anos, loura, cabelos compridos, olhos castanhos, muito gatinha.
Paul: Regente Imperial, príncipe de Senira, tio de Peggy. Na superfície, é encarregado da coordenação do grupo de astronautas.
Peggy Saint-Mont Melbourne: integrante da unidade 1-5-0. 14 anos, cabelos castanhos, olhos incrivelmente azuis. Adotada pela família Melbourne há 2 anos. Sensitiva e transportadora fora do comum, precisou ser afastada de seu grupo de treinamento mental aos 12 anos, passando a viver com os Melbourne desde então. É uma princesa de Senira, embora não saiba disso.
Pioneira: nave que iniciou a Era dos Astronautas. Contrariamente às naves em uso, a Pioneira era uma nave para apenas um tripulante. Em sua viagem inaugural, fez o percurso Terra-Tarilian em apenas 30 dias, a metade do tempo consumido pelas naves convencionais. Seu piloto nesta viagem foi Robert Janson.
Psicoaptidão: característica avaliada por psicotestes. É a junção de “querer fazer” com “ter habilidade para fazer”.
Psicotestes: testes de aptidão altamente específicos.
Regort Leminari, astronauta: Senhor do mundo de Ecrela, assumiu compromisso com Elena, terráquea. Filha Katrin, 17 anos, astronauta.
Reinol Kelei, astronauta: terráqueo, assumiu compromisso com a tariliana Leta, Senhora da Casa de Cantanor. Três filhas: Mira, 18 anos; Leara (Lea), 16 anos, permanecem na Casa de Cantanor. Anetima, 17 anos, astronauta.
Relana: Linhagem mais poderosa do Império Atlante.
Ricardo Veron: integrante da unidade 1-5-0. Cabelos e olhos castanhos, 17 anos. Polido, pouco emotivo, perito em estatística, predileção por Ciências Exatas. Está sob a tutela do doutor Fabrin Tanlai há 2 anos, desde a morte de sua mãe.
Robert Janson, astronauta: líder do grupo de astronautas. Filho de Leonard Janson, desentendeu-se com o pai que pretendia obrigá-lo a ingressar na Escola Avançada de Champ-Bleux. Lorde de Moolna por nascimento, assumiu compromisso com Diure, a herdeira de Merine. Filhos gêmeos: Peter e Loon, 16 anos.
Ron Senaran, astronauta: Senhor do mundo de S.Naran, assumiu compromisso com Carla, terráquea. Dois filhos: Andover (Andy), 17 anos; Démanar (Dam), 15 anos, ambos astronautas.
Sarad: Palácio parcialmente emerso. São os guerreiros do Império.
Scot Molenera, astronauta: terráqueo, casado com Talita, terráquea. Filho Norton (Lata), 17 anos, astronauta.
Senira: Palácio parcialmente emerso. Considerado um dos Palácios mais fracos do Império, sua Linhagem tem habilidades do grupo sensitivo. 
Sergei Janson: integrante da unidade 1-5-0. Esguio, cabelos louro-escuros anelados, olhos azuis, rosto delicado, aspecto afeminado, temperamento tranquilo e avesso a confrontos físicos. 15 anos. Bisneto do fundador e neto do atual diretor, Sergei é o futuro diretor da Escola Avançada de Champ-Bleux.
Steve Breterech: integrante da unidade 1-5-0. Órfão adotado pela doutora Mada Breterech, renomada física formada por Champ-Bleux. Cabelos escuros e olhos claros, alto, extremamente bonito e namorador, 17 anos.
Tarilian: planeta absurdo do ponto de vista matemático e astronômico que permanece sempre do outro lado do Sol. Foi descoberto quando o doutor Jamion Dornor analisou dados anômalos da sonda Sol-Mercúrio I. Após a identificação do novo planeta, sondas localizaram cidades em sua superfície e satélites na atmosfera exterior, confirmando a presença de vida inteligente. A primeira nave tripulada, a Aventura, chegou a Tarilian 7 anos mais tarde. Nesta ocasião, descobriu-se que os tarilianos eram humanos de pele clara, cabelos escuros, orelhas pontiagudas, olhos castanhos ou verdes. Apesar de não se dedicar à exploração espacial, Tarilian apresentava tecnologia assombrosamente desenvolvida. As viagens entre os dois planetas foram facilitadas pela construção de numerosas bases espaciais em pontos estratégicos da rota; o tempo de percurso diminuiu até estabilizar em dois meses. A tecnologia tariliana rapidamente ultrapassou a terráquea e, após alguns anos, Tarilian alcançou indiscutível supremacia no espaço. A Terra reassumiu a primazia no espaço somente com o surgimento dos astronautas, mantendo-a desde então.
Ted Melbourne (Theodore): integrante da unidade 1-5-0. 16 anos, louro, olhos verdes, habitualmente de acordo com seu gêmeo Teo.
Teo Melbourne (Theobald): integrante da unidade 1-5-0. 16 anos, louro, olhos verdes, mestre de tripulação do Cisne por ser o mais velho entre os irmãos. Gêmeo: Ted.
Tian de Carasan: Segundo colocado em Ciências Biológicas das Universidades Reunidas de Tarilian. Atualmente, completando o estágio a bordo do Cisne. Bastante mais sociável do que seu colega Turon.
Tim Melbourne (Thimoty): integrante da unidade 1-5-0. 15 anos, louro, olhos castanhos, a peste sem sossego da família. Sempre sonhou em ser cientista e entrar em Champ-Bleux, arrastou todos os irmãos a fazerem os exames de ingresso juntos. Gêmeo: Tom.
Tom Melbourne (Thomas): integrante da unidade 1-5-0. 15 anos, louro, olhos castanhos, tranquilo e sossegado, contrabalança o tumulto criado por seu gêmeo Tim. É o mais avesso a encrencas da família toda.
Toque de reunir: raro evento mental que reúne grupos de exceção, capazes de mudar a História. Os astronautas se juntaram a partir de um toque de reunir; a unidade 1-5-0 de Champ-Bleux é o ponto focal do próximo.
Turon de Alter: Primeiro colocado em Ciências Biológicas das Universidades Reunidas de Tarilian. Atualmente, completando o estágio a bordo do Cisne.
Unidade 1-5-0: a unidade com a mais alta avaliação global já formada pela Escola Avançada de Champ-Bleux.

10 comentários:

  1. Já pela imagem não vejo a hora de ler "Linhagens"!! Caramba, vou ter que correr para me aventurar logo no Cisne!
    Parabéns Eleonor, principalmente pelo seu esforço na corrida maluca! haha =D
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Perfeito! O principal para se relembrar antes de ler Linhagens...

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei!!! Agora quero o livro!!

    ResponderExcluir
  4. Que legal saber mais sobre o livro, não vejo a hora de ler Linhagens *--*

    ResponderExcluir
  5. Ficou muito bom, um resumo bem explicado.

    Eu terminei Cisne com a sensação de que tinha muita informação acontecendo. Esse Apêndice ajuda bastante a confirmar coisas que eu tinha entendido e coisas que eu tinha associado com outras coisas, mas que ainda não tinha pensado tanto a respeito.

    O Apêndice dá um geralzão das coisas e serve bem de base pra mergulharmos de cabeça em Linhagens!

    ResponderExcluir
  6. Ui Corri aqui para ler ... Adorei!
    E me empolguei kkkk
    Amei as descrições , inovações, detalhes e por isso AMO Cisne!kkkk
    Beijos Eleonor!
    Keila Gon

    ResponderExcluir
  7. Perfeito, adorei conhecer personagens do livro Linhagens!
    Adoreiiii!!!!


    http://luadesangue1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ficou muito bom!!!
    Senira é o palácio mais fraco?Eita e eu achando que era o mais forte. Não sabia que Peggy tinha o sobrenome Melbourne, sabia que ela tinha sido adotada e que já é muito amada, mas não tinha me ligado nisso. Gostei muito!!! Eu tô aqui lendo e claro muita coisa eu tava por dentro, mas tem coisas que clareou agora. Na verdade acho melhor eu ler de novo, peraí... kkkkkkkk

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  9. eu amei ter lido o Cisne este livro me fascinou desde a primeira
    página eu aprendi muito sobre o mundo dos mares navegação e biologia marítima e animal , estou ansioso para ler Linhagens e depois de ler este maravilhoso apêndice aprendi mais um pouco
    estou satisfeito com seu trabalho magnifico Dra Eleonor Hertzog

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, foi lido com carinho! Volte sempre!