quarta-feira, 13 de março de 2013

Maravilhas do mar: OK, o que é isso agora?!

Normalmente, para este post sobre mar, procuro alguma coisa que eu conheça e goste, ou alguma referência em blogs e sites sobre mar e vida marinha. Pesquiso o necessário para completar o texto, modifico, acrescento fotos... Enfim, não costumo simplesmente copiar texto-post dos outros

Este aqui, no entanto, está tão surpreendente que resolvi usar tal qual o encontrei!

Então, vamos lá:

CÍRCULOS MISTERIOSOS NO FUNDO DO OCEANO

No Japão, o mergulhador e fotógrafo Yoji Ookata encontrou formas e desenhos desconhecidos no fundo do oceano, feitos na areia. Com câmeras posicionadas, o "artista" foi desvendado: um pequeno baiacu que, utilizando a barbatana, esculpe estes desenhos na areia, usando também pequenas conchas e pedras para enfeitar (e que serão usadas como nutrientes para os filhotes). A fêmea usa os círculos como orientação no fundo da água para encontrar o macho e procriar, e então deposita os ovos no centro do círculo. Os cientistas observaram que,  quanto mais bem feitos os cumes dos círculos, mais chances de a fêmea escolher o macho. Além disso, as ranhuras e sulcos da escultura ajudam a neutralizar as correntes, evitando que os ovos sejam espalhados ao redor e, potencialmente, expondo-os a predadores.  
(Observação da autora: se você viu Procurando Nemo, baiacu é o peixe do aquário que virava um balão cada vez que alguma  coisa diferente acontecia.)
Photos: Yoji Ookata and NHK
Source:
http://bit.ly/YYWvWr

Ou seja, quando você acha que já viu tudo, vem a Mãe Natureza e te surpreende!
 

2 comentários:

  1. Que legal, acho super interessante a vida marinha, além de ser lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei pasma com a habilidade do peixinho!

      Excluir

Agradecemos seu comentário, foi lido com carinho! Volte sempre!