sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

CAPA - ame-a ou deixe-a!


Geeentes, nunca pensei que uma capa pudesse render tanto assunto, rsrsrs! E a coisa está mais ou menos como diz o título do post: ou dizem que a capa é linda, fofa, etc, ou lascam direto que é inadequada, que parece capa de livro infantil, que a sinopse não tem nada a ver com a capa... Até agora, ninguém gostou "mais ou menos" da capa (provavelmente porque a turma dos mais ou menos não costuma se manifestar, sei lá; os extremos é que gritam).

Mas, enfim... Eu, com minha opinião totalmente imparcial sobre a capa (parcial?! E-EU?! Só porque a capa foi feita EXATAMENTE do jeito que pedi?! Imagine...!), gosto muito dela. Primeiro motivo, porque o Cisne que está na capa não é cópia-modificação-adaptação de barco algum. Foi criado de acordo com as descrições do livro, para se adequar por completo a elas. Segundo motivo, as cores. Fiz questão de cores alegres. Sou pediatra. Gosto de crianças, trabalho com elas, gosto do que elas gostam. Elas gostam de cores alegres. Meu consultório é assim, minha casa é assim, e meu livro, consequentemente, também é assim! Respeito quem gosta de capas mais "sérias", mais sóbrias, mais adultas. Mas, bom, descobri que tem montes de gente que, como eu, vibra com uma capa bem colorida!

Da turma dos "não gostei e, se fosse pela capa, não compraria", a principal crítica é que parece capa de livro infantil... E, muito sinceramente, já dei umas bronqueadas por aí por causa disso! Não por chamar a capa de infantil; de certa forma, eu também chamei a capa de infantil aí no parágrafo acima. Mas vamos analisar a capa do Cisne. A arte é caprichadíssima. O desenho é cheio de detalhes. É nítido e muito bem acabado. A cor se encarregou de completar o desenho com perfeição. Agora, senhoras e senhores da "capa infantil", gostariam de me indicar UM livro infantil que tenha uma capa parecida? Eu já procurei. NÃO encontrei. Observem as capas dos livros infantis na próxima ida à uma livraria e vão entender o que estou dizendo... E, se acharem algum com uma gravura com o mesmo nível de acabamento e detalhamento do Cisne, podem indicar nos comentários aí abaixo, porque, com certeza, vai ser um livro que não estava nas livrarias que visitei!

Motivo do post: nos meus passeios internéticos, encontrei o Cisne como uma das 5 capas preferidas do parceiro Vitor Castrillo, do Biblioteca Esmeralda! A-do-rei!!!

Aí abaixo, as demais etapas da criação da capa do Cisne!




 



 

 

2 comentários:

  1. Eu gosto dessa capa. Adoro capas com cores alegres, principalmente azul *--*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marina!
      Como disse no post acima, eu também gosto demais dela, mas estou me admirando da quantidade de assunto que está criando!
      Bjs,
      Eleonor

      Excluir

Agradecemos seu comentário, foi lido com carinho! Volte sempre!